![]() |
Vendedor do jornal "Aurora da Rua" |
"Aurora da rua" é um jornal publicado por uma comunidade de moradores de rua, chamada "Comunidade da Trindade", situado na av. Jequitaia, 165, casa 6, Cep.; 40460, Salvador(Ba). E-mail:contato@auroradarua. org. br
O jornal, como um ícone, tem um significado muito forte para o morador de rua, pois representa renda, coisa que não existe quando se vive na rua. O preço é vendido a R$1,00 em que 0,75 centavos pertencem ao vendedor e 0,25 centavos são destinados aos custos de produção.Assim, o jornal passa a ser instrumento de resgate da dignidade do morador de rua como um cidadão,porque ele não é um ser invisível no espaço urbano como normalmente a sociedade os considera. Está no mesmo nivel do "sino", outro signo, que congrega, que avisa o horário do almoço, da reza, da comunhão. Não existem sinos debaixo dos viadutos ou das marquises das avenidas centrais da cidade.
O que mais chamou a atenção ao grupo de pesquisa do IFBA são os signos verbais ou não verbais,presentes em diferentes gêneros textuais do jornal em que se evidencia uma matriz ideológica que legitima o dizer e o fazer desta comunidade. A linha de pesquisa: "linguagem, representação e poder", através do PINA, do PIBIC-junior, começou a estudar como ocorre o funcionamento discursivo na materialidade dos textos,cujas representações revelam uma busca da cidadania como utopia do homem- morador de rua.
Há, por exemplo, um número dedicado ao amor dos moradores de rua. Quando se enamoram, não têm como oferecer ao outro saúde, segurança, beleza, dinheiro, a não ser o afeto, o companherismo. Isto significa que eles têm muito a ensinar a nós todos que temos tudo o que lhes falta, mas não temos o amor no coração
A leitura do jornal em sala de aula tem provocado a própria pedagogia do ensino tradicional, baseado num esforço de memorização de cálculos e de fórmulas, desconhecendo a questão humana e social dos excluídos. O problema não é do governo, mas de toda a sociedade da qual fazemos parte.
Oi, prof. José. Já estou acompanhando seu blog.
ResponderExcluir